Animação Cultural: uma escolha de vida

A Animação Cultural é fundamentalmente um processo de intervenção que se constitui “a favor”, não necessariamente “contra” algo. É pensar uma iniciativa de “alfabetização” cultural em várias vias. Não é só para a escrita que somos educados cotidianamente, como também para os sons, olhares, paladares, sensações em geral. (Melo, 2004)

terça-feira, 6 de abril de 2010

Animação Cultural: rumo a novas perspectivas...



Quais os caminhos que nos levam ao mágico de OZ? Será a estrada dos tijolos amarelos? O que devemos levar em nossa bagagem? O que devemos esperar no meio do caminho? Até porque tinha uma pedra no meio do caminho... no meio do caminh tinha uma pedra.
Assim todos os dias nos perguntamos onde queremos chegar com esse trabalho de animadores culturais. Mais ainda , queremos saber qual será esse trabalho, a quem se destina e se realmente é importante. Basta olharmos a nossa volta e percebemos o quanto nós humanos temos perdido de oportunidades de aprendermos e apreendermos novas coisas. 
Animação cultural só terá valor se transmutado de sua posição de nércia e com a força criativa e a sensibilidade propor mudar  o mundo. Ideologia, eu quero uma pra viver, já dizia Cazuza.

 
Cidadania é a palavra chave, cidadão o ator principal do espetáculo de um ato só chamadoVIDA. Somos responsáveis por tudo aquilo que cultivamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário