Animação Cultural: uma escolha de vida

A Animação Cultural é fundamentalmente um processo de intervenção que se constitui “a favor”, não necessariamente “contra” algo. É pensar uma iniciativa de “alfabetização” cultural em várias vias. Não é só para a escrita que somos educados cotidianamente, como também para os sons, olhares, paladares, sensações em geral. (Melo, 2004)

QUEM SOMOS...

CEACDARCY
Centro de Estudos em Animação Cultural
 DARCY Ribeiro

Fundada em 27 de agosto de 2008, é instituição filantrópica, sem fins lucrativos, constitui-se como uma organização de atividades associativas ligadas à cultura e à arte, que reúne animadores culturais de todo o território federativo do Brasil.  
Tendo por objetivo principal a formação qualificada de agentes e mediadores culturais que atuam nas diversas áreas relacionadas a Cultura e a Educação como animadores culturais. 
Seu nome é uma justa homenagem ao antropólogo, indianista e educador Darcy Ribeiro, principal articulador da função de animadores culturais nas escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, primeira unidade federativa de nosso país a reconhecer a pertinência da função junto ao ambiente pedagógico que a escola é capaz de realizar.
Parte do Programa de Educação Especial criado na década de 1983, durante o governo de Leonel de Moura Brizola, a animação cultural foi inserida no ambiente escolar numa proposta vanguardista de Darcy como um instrumento de resgate das manifestações culturais e de construção de cidadania entre alunos, professores e comunidades a partir da intervenção e mediação destes profissionais da cultura.
  
O CEACDARCY quer oferecer aos seus associados:
1) Biblioteca e Videoteca:
Sala equipada, com acervo literário e DVDs voltado para as diversas linguagens das artes e do conhecimento sobre cultura, educação e afins.
2) Sala Multimídia:
Reservada para estudos e reuniões, colocando a disposição equipamento multimídia como suporte tecnológico.
3) Sala de convivência;
Reservada para momentos de lazer e entretenimento dos associados.
4) Internet Banda larga:
A disposição dos associados para pesquisas
5) Sala para Oficinas:
Reservada para realização de oficinas nas diversas linguagens artísticas.
6) Mine - auditório:
Reservado para cursos e palestras e ensaios de espetáculos diversos.